Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

- in Circuito, Turismo
182
0

chapada-dos-veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é ponto mais alto do Estado de Goiás. Fica à margem do município de Alto Paraíso e da Vila de São Jorge, e está a 250 km da capital federal, Brasília. Sua paisagem é repleta de belos vales, rios, cachoeiras, cânions e montanhas, além de rica fauna.

Com diversas cachoeiras e cânions, saltos e vales, altos e baixos, a Chapada é considerada um paraíso – tanto por aventureiros praticantes de canyoning e rapel quanto por quem quer apenas relaxar e desfrutar das paisagens naturais.

A vegetação é bastante variada: são matas ciliares, campos cerrados e cerrados abertos típicos. Há também florestas de galeria, onde podem ser encontradas espécies como o pau-d’arco-roxo, a copaíba, a aroeira, a tamanqueira, o jerivá, os buritis e o babaçu, além de mais de 25 tipos de orquídeas.

A Chapada também é muito conhecida pela concentração de cristais de rocha, que afloram do solo entre a bela flora da região. Segundo os esotéricos, é daí que emana a energia especial do local.

Um dos locais mais incríveis da Chapada fica fora dos limites do parque.
É o Vale da Lua, local repleto de rochas esbranquiçadas e piscinas naturais formadas entre buracos e minigrutas. Não menos belo, mas completamente diferente, é o Jardim de Maytrea, com campos de flores, veredas e buritizais cercados por montanhas – verdadeiro deleite para olhos que apreciam a natureza.

O Parque Nacional
A região também engloba o importante Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, com 65.515 hectares de área. Além da flora característica do cerrado brasileiro, o parque abriga uma longa série de espécies ameaçadas de extinção, como veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada, lobo-guará, ema, seriema, tapiti, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, capivara, anta, tucano-de-bico-verde, urubu-rei e urubu-preto.
O parque dispõe de um Centro de Visitantes, além de alojamento para pesquisadores. As visitas são permitidas de terça-feira a domingo, das 8h às 15h, e são feitas com o acompanhamento de guias que moram em Alto Paraíso de Goiás ou em São Jorge, contratados na própria chegada. Somente duas trilhas são abertas ao público – limitado a 450 pessoas por dia. Uma leva aos cânions 1 e 2 e à queda d’água conhecida como Cariocas. A outra, aos saltos 1 e 2 do Rio Preto. Aconselha-se que cada visitante providencie seu lanche e água para os passeios. A entrada do Parque fica no povoado de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso, passando por estrada ainda não pavimentada.

Atrações
Cachoeira do Rio Preto

É um salto de 80 m. A caminhada para chegar lá é de cerca de 6 km, por dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Pode-se nadar no lago localizado na base da cachoeira. Na volta, a subida exige esforço maior e algum preparo físico.

Cânion 2 e Cariocas
Chega-se lá com uma caminhada leve de 4 km, atravessando alguns riachos. A beleza das flores do cerrado no percurso chama a atenção e compensa qualquer esforço. O Cânion 2 é formado por um estreitamento do Rio Preto que termina numa cachoeira belíssima. Um pouco mais à frente, encontra-se a Cachoeira das Cariocas, onde é possível nadar.

Cachoeira da Rodoviária
É um pequeno riacho temporário, de acesso livre e caminhada curta.

Mirante dos Dois Saltos
Esse roteiro é difícil, mas muito bem recompensado pela magnífica visão das duas cachoeiras do Rio Preto.

Cachoeiras Almécegas
Fica na Fazenda São Bento. Para quem gosta mesmo de nadar, recomenda-se a Almécega 2.

Cachoeira São Bento
Dentro dos limites da Fazenda São Bento. Tem um lindo poço onde são realizados campeonatos de pólo aquático.

Vale da Lua
O acesso é feito pela estrada que vai para São Jorge, GO-327. Seguindo as placas indicativas, não é difícil de achar. Possui uma formação rochosa que, devido à erosão causada pelo rio, o deixa com um aspecto de paisagem lunar, daí seu nome. Além disso, suas rochas cintilam em noites de Lua Cheia. A caminhada é fácil e dura aproximadamente 20 minutos.

Abismo
Conta com cachoeiras grandes e pequenas, cheias de ‘piscinas de hidromassagem’. Linda caminhada de aproximadamente 40 minutos a partir do “discoporto”, com vista panorâmica da Estrada de Colinas.

Raizama
Depois de uma caminhada de 15 minutos avistam-se bonitas cachoeiras. O local oferece também desafios para os praticantes de rapel em seus paredões. Fica a cerda de 3,5 km de São Jorge, pela GO-327.

About the author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.